Estatística
Compete á área de Estatística do IIP coordenar a Monitorização da pesca artesanal realizando os seguintes programas:
- Concepção, desenvolvimento e monitoria do Sistema de Colheita de informação para a produção da informação estatística da pesca artesanal
- Compilação e controlo da qualidade das estatísticas de captura, esforço de pesca e informação biológica das pescarias em exploração.
- Monitoria e adequar a aplicação de metodologias científicas para a recolha e análise de dados estatísticos.
Para a monitorização da pesca artesanal conta com as seguintes responsabilidades:
- Garantir a padronização de metodologias de trabalho e uniformização das bases de dados provinciais
- Promover seminários de aperfeiçoamento e interação técnica
- Propor programas ou áreas de intervenção para o aperfeiçoamento técnico.
A informação é recolhida nos locais de desembarque do pescado permanentes (centros de pesca) através do Sistema Nacional de Amostragem da Pesca Artesanal (SNAPA). A equipa de amostragem é composta pelo amostrador, elemento chave e supervisor (biólogo/técnico superior) e, neste processo o IIP conta com a colaboração da Instituição parceira, o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca de Pequena Escala (IDPPE).
A informação recolhida é relativa às capturas, esforço de pesca, composição por espécies e tamanhos das principais espécies capturadas, com base num sistema de amostragem estratificada aleatória, em que são selecionados aleatoriamente, tanto os dias como os locais para a amostragem. Esta informação é recolhida e processada ao nível das províncias e é compilada para o envio as várias entidades do sector pelo IIP sede.
O sistema tem diferentes níveis de controle de qualidade de informação que permite verificar o seu funcionamento, dos quais destacam-se a triagem de dados e visitas de supervisão de níveis provincial e nacional.
Tendências dos rendimentos de pesca por unidade de esforço (CPUE) da Pesca Artesanal.