Início
Testagem de Coletores para a captação de sementes (Ostras e Mexilhão)
O IIP Delegação de Cabo Delgado, em coordenação com a fundação CETMAR, esta desenvolver a testagem de coletores para a capacitação de ostras e mexilhão. O trabalho está centrado em verificar a viabilidade de diferentes tipos de coletores para a captação de sementes de ostra (Pinctada spp) e mexilhão de areia (Modiolus philippinarum) em bancos naturais na ilha de Ibo e Mefunvo, para tal, foi utilizado material local para o confecção dos coletores, nomeadamente cordas de sizal, cordas de palha, Conchas de ostras e Tiras de redes de pesca velha. Os coletores foram colocados entre os dias 22 a 26 de Agosto de 2017 nos bancos de ocorrência de ostra e mexilhão,
Após a colocação, passando 4 meses, recolheu-se alguns coletores para análise mais detalhada em terra, englobando os 4 tipos: rede de pesca, tubo de rede com conchas de ostra, corda de palha e corda de sisal.
Resultados Preliminares
Passados 4 meses foi possível observar a fixação de sementes na zona de ocorrência de ostras, o que não se verificou na zona de ocorrência de mexilhão, sendo que os 4 tipos de colector foi observado a aderência de sementes.
Em todos os coletores foi observado aderência de sementes, sendo o primeiro com maior aderência a de corda de palha e em segundo a de rede de pesca velha, apesar de este ser um dos coletores com mais aderência de sementes, o mesmo apresenta uma desvantagem, relativamente a outros tipos de coletores, devido a pouca durabilidade que elas oferecem, ou seja degrada-se facilmente na água
A finalidade deste estudo é de reduzir a pressão de apanha destes invertebrados nos bancos naturais, através de captação de sementes por meio de coletores, onde posteriormente as sementes serão colocadas em estruturas de cultivo para engorda.
Com tudo, estas técnicas serão transferidas para as comunidades locais o que de certa forma irá criar mais rendimento para a comunidade, melhoria da situação nutricional das famílias e no aumento da renda.